sexta-feira, 28 de março de 2014

Como a revista SELF humilhou uma paciente com Câncer correndo uma Maratona!

Não sei qual de vocês já ouviram falar na revista Self, americana. Bom, uma linha editorial feminina que lembra Revista "Claudia" ou "Marie Claire". Todo mês, imprimem uma página que fala sobre tendências do momento "populares" e moda de "perdedores" como falam nos EUA. Típico tema de filme de colegial Americano. Aquilo que trouxe o "bullying" como um tema importante na área da pedagogia, psicologia infantil, etc.  E como toda boa revista feminina, tem que colocar as mulheres para baixo de alguma forma subliminar. 

Nas corridas de rua dos Estados Unidos, principalmente, existem os "Tutus". Não sei se esse nome também é em português ou nem mesmo se existe um nome. São saiotes que parecem de bailarinas e se tornou um símbolo de algo que é muito usado lá fora que eu gostaria que fosse aqui no Brasil também, o "Running for Charity". Muitas pessoas compram Tutus, pois a maioria dos fabricantes (artesanais) utilizam a renda para caridade. Também muitos que se inscrevem em provas, podem escolher uma instituição para ajudar, criando uma página própria e divulgar aos amigos pedindo doações a essas instituições. Você mesmo define uma meta e corre por caridade!

Tutus inspirados no câncer de mama. 

Muitos pacientes de câncer também correm com Tutus, uma forma de se divertirem, de chamarem a atenção para a importância dessa ajuda! São como apoiadores oficiais! Mas muitos usam apenas por diversão e quem somos nós para julgar? Só que treina sabe o quanto pode ser monótono você ter que treinar cerca de 700km para uma meia ou mais para uma Maratona. 

Na Edição de Abril, a Self publicou uma foto de Monika Allen, que acabara de descobrir que tem câncer no cerebro e continuou correndo junto com uma amiga usando os saiotes, Já que a amiga é fundadora de uma dessas marcas que fabricam e vendem Tutus para caridade! 

Pena que a Self, ao invés de publicar na parte de "Tendências legais", tachou o uso de Tutus como "lame" que em português poderia ser algo como "perdedor" ou "coisa de nerd". Ainda escreveu na nota: "As pessoas que usam Tutus acham que correm mais rápido, o que só nos faz acreditar que faz com que as pessoas corram para longe mais rápido." 

Abaixo a foto de Monika Allen com Tutu Azul e sua amiga. Esse é o link para a matéria completa:
http://m.utsandiego.com/news/2014/mar/27/tutu-self-magazine-lame-running-apology/



Pois é, eu fiquei muito chateada e me emocionei com o acontecimento e percebi o quanto precisamos    nos engajar mais nos nossos eventos esportivos com objetivos de caridade ou para chamar a atenção a assuntos como esse! Também fiquei com vontade de matar a Self e correr de Tutu como forma de solidariedade! 

Tudo isso teve uma imensa repercussão nas Midias Sociais, e diversas mulheres se mobilizaram a correr com tutus nesse final de semana em apoio a Monika Allen. O falatório foi tanto que a Self emitiu uma nota de desculpas (ridícula e insuficiente na minha opinião). 

Por isso estou pensando seriamente em fazer um projetinho para corrermos de Tutus logo mais...me digam o que acham! A corrida da Graacc está aí e seria uma linda oportunidade de nos solidarizarmos com esta causa! 

Alguém dentro? 

Nenhum comentário: