quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ano Novo, metas novas? Comece AGORA!

 Passei a refletir sobre meu ano, minhas metas e como as pessoas lidam com o começo de projetos:
"Segunda eu começo aquele regime" - Normalmente depois de ir para a praia e se sentir um bujão de gás. 

"Semestre que vem começo aquele curso." - Sempre depois de ter passado alguma oportunidade que o conhecimento iria ser essencial para concretizar e se sentir um idiota porque outro o fez. 

"Não vou faltar no próximo treino", "Vou comprar aquele computador novo para me motivar e melhorar o meu trabalho.", "Vou terminar de ler aquele livro." e assim vai, com milhões de desculpas, adiamos tudo, deixamos de fazer as coisas por medo ou porque ainda não é o momento certo. Depois de julho então, tudo se transforma em "...ano que vem", no Brasil "ano que vem" significa depois do Carnaval. #ficaadica, daí teremos apenas 2/3 de ano. 

Onde quero chegar com tudo isso? Bom, vou tentar ser breve. No final de 2010 encontrei dentro do meu livro favorito ("O livro das virtudes.") um papel dizendo meus objetivos e metas para 2007. Nenhuma delas estava concluída. Ainda morava a bordo e trabalhava viajando. 



Logo no começo do ano, lá em 2011 comecei a replanejar tudo e coloquei metas claras para mim. Só não contava com alguns detalhes no meio do caminho, como mudança de cidade, de trabalho e de rotina de uma forma radical. E as metas de 2011 foram pro saco e de 2012 e de 2013. Agora, o mais impressionante  é que, desta vez, apesar das dificuldades e de ter atrasado alguns prazos (ou todos rs) nunca desisti, fiquei frustrada com a demora, com os obstáculos, com muitas pessoas, esperneei, chorei, briguei, demorei para aceitar um milhão de coisas, mas e daí? Resolvi seguir, dane-se que semana que era, quantos anos eu tinha e o dia 31 de dezembro.

Então para 2014 o que vai ser? Me preocupo como as pessoas que dividem suas metas em anos, dias da semana, datas festivas ou qualquer outra coisa. Metas são feitas para serem seguidas incansavelmente. Sem vergonha, sem se cobrar demais nem de menos e principalmente, com paciência. Se você já sabe que tem um, dois, três objetivos bem traçados, planeje, faça um projeto e comece a persegui-los ainda hoje, não segunda, não ano que vem, não qualquer dia que der vontade. 
Apenas faça o seu melhor, como falei no post anterior. 



Hoje escutei algo muito legal no treino de manhã: "Uma meta cumprida é apenas a passagem para próxima". E saiba que não, as metas nunca acabam, não adianta adiar, tanto faz na vida se é segunda-feira, porque evoluimos a todo instante. A mensagem afinal, é: Comece hoje. Agora. Não espere. Muitas coisas não tem hora certa, a hora certa vem junto com a coragem e a partir do primeiro passo, você vai se surpreender com o resultado e querer melhorar mais e mais, pois vai descobrir aquilo que você sempre duvidou, que você pode e só depende da sua atitude. 

Vai ser difícil, vão ter obstáculos, imprevistos, lágrimas e sorrisos. Mas nada vai se comparar ao seu sentimento no dia que você conseguir chegar na tal passagem para a próxima meta! 

A São Silvestre ser dia 31/12 é apenas mais um motivo para começar hoje e tentar, pois se passar...fica apenas para o ano que vem, e ano que vem, dia 31/12 já é quase 2015! 

Boa Noite! Let's do it! 

Karen Riecken é profissional de marketing esportivo. Foi sócia-diretora da Mistralis, morou a bordo do veleiro 5 anos ministrando cursos de vela oceânica, treinamentos corporativos a vela e motivação de tripulantes em regatas. Possui mais de 30 mil milhas náuticas navegadas entre Noronha e Buenos Aires. Hoje mora em São Paulo, trabalha no Grupo Gustavo Borges com gestão de piscinas e academias. Mantém o blog como forma de dividir experiências, vivências e fazer o que mais ama: ajudar os outros a se superarem na vida, nos treinos e como seres-humanos. 

riecken03@gmail.com





Um comentário:

Unknown disse...

Boa , bacana a "correria" rsrsrs

Não existe vergonha ou medo de se corrigir e ajustar seu caminho ao longo do tempo , principalmente quando corremos atrás de nossas metas. Percalços acontecem e faz parte !!! O que não faz parte é correr atrás de algo impossível , principalmente quando uma situação da vida nos faz mudar de rumo.
Próxima meta São Silvestre ? então vai lá e trás a medalha !!!!
Por sua dedicação e foco não tenho dúvidas que cruzará aquele pórtico, como sugestão ajuste sua meta não mais se vai ou não conseguir e sim para quanto tempo, ;)
Bjo e Keep on Moving